Home Documentos Comunicados PRESS RELEASE - CAMPANHA DA PRODUÇÃO DE PINHA 2015/2016

PRESS RELEASE - CAMPANHA DA PRODUÇÃO DE PINHA 2015/2016

 P1030096

AMOSTRAGEM CLARIFICA QUE O RENDIMENTO DA PINHA EM 2015/2016 É SUPERIOR A 3%

 

 Lisboa, 16 de dezembro de 2015 – No seguimento de notícias relacionadas com a quebra do rendimento da pinha em miolo de pinhão, entende a UNAC – União da Floresta Mediterrânica apresentar os seguintes esclarecimentos ao mercado e aos seus operadores: produtores, prestadores de serviços, industriais e comerciantes:
1. Uma das associadas da UNAC, a APFC - Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, executou uma amostragem em 8 propriedades dispersas pelo concelho de Coruche de modo a representar a totalidade da área de produção de pinha da região.
2. Numa amostra de cerca de 759 kg de pinha verde foi obtido um rendimento médio da pinha em miolo de pinhão de 3,32%, com um valor mínimo de 2,60% e um valor máximo de 3,83% (mais informações em http://www.apfc.pt/xms/files/Docs/Comunicado_Campanha_da_Pinha.pdf).
3. Este resultado de rendimento médio da pinha em miolo de pinhão de 3,32% está dentro dos valores históricos considerados normais, com rendimentos que variam entre 3,0% e 4,0%.
4. Não é por isso justificável que o rendimento da pinha em miolo de pinhão seja utilizado como um factor de depreciação do preço de mercado da pinha.

Reforçamos ainda que a determinação rigorosa da quantidade de pinha que se vende é o primeiro passo do processo de comercialização, pelo que a pesagem é a única forma que permite aferir a quantidade de pinha produzida e efetivamente comercializada.

Recordamos ainda a todos os operadores que a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º77/2015, determinou que a colheita, transporte, armazenamento, transformação, importação e exportação de pinhas passam a estar sujeitos a uma comunicação prévia ao ICNF, a ser submetida por via eletrónica através do Sistema de Informação da Pinha de Pinheiro Manso (SiP).


Para mais informações contacte:
Nuno Mendes Calado
Secretario Geral
UNAC - União da Floresta Mediterrânica
T: 21 710 00 14 | 912 344 531
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

PRESS RELEASE AQUI