Home Documentos Publicações

Publicações

Artigo de opinião

 "2017, o ano do princípio  do fim da floresta portuguesa"

Artigo de opinião do Presidente da UNAC, Eng.º António Gonçalves Ferreira, publicado no Jornal EXPRESSO de 14 de Janeiro de 2017 sobre a Reforma da Floresta.

Artiga na íntegra pode ser consultado aqui.

 

   
jornal expresso 20.08.2016

Artigo de opinião

"Mais Eucalipto?"

Artigo de opinião do Presidente da UNAC, Eng.º António Gonçalves Ferreira, publicado no Jornal EXPRESSO de 20 de agosto sobre a problemática do eucalipto.

"O eucalipto é a espécie "mais" da floresta portuguesa (...)

Artigo na íntegra aqui.

Continuar...

   

Recomendações para a Gestão de Áreas com Fitóftora

 

"A podridão radicular é uma doença causada por organismos patogénicos do solo do grupo dos Oomycetes, dos quais a Phytophthora cinnamomi (fitóftora) parece ser o mais agressivo. Segundo alguns autores, a fitóftora é considerada a principal responsável pelo enfraquecimento e morte de sobreiros e azinheiras, expresso pelas copas secas das árvores presentes nos montados, podendo estar presente em 30 a 80% das áreas em declínio, consoante os estudos."

Continuar...

   
Agenda CCPMP capa comprimido

Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro Manso e Pinhão

 

A Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro manso e Pinhão encontra-se praticamente concluída, tendo sido entregue ao Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng.º Amândio Torres, no passado dia 28 de janeiro.

Continuar...

   
Capas_Boletim_Mercado_da_Cortia_2013

Boletim de Mercado da Cortiça - campanhas de 2012 e 2013


Com o projeto "Cork-Know How - Conhecimento Suberícola em Rede" (Atividade 3.1 – Análise do Mercado da 1.ª Transação de Cortiça) foi efetuada a recolha junto dos produtores suberícolas de indicadores que permitem efetuar o acompanhamento da evolução e tendências do mercado da cortiça: quantidades transacionadas, tipo de negociação, forma de comercialização, preço de venda, preço de extração, entre outros.
   
elo

Revistas Countryside - ELO


A revista Countryside é editada pela ELO – European Landowners' Organization, da qual a UNAC é associada.

A ELO é uma organização que promove e defende os interesses e direitos dos proprietários rurais europeus, tendo como membros organizações dos 25 países da União Europeia, assim como dos países do alargamento, representando vários milhões de proprietários rurais.

A UNAC é representante da ELO no Grupo Consultivo Floresta e Cortiça, na qualidade de perito florestal, na Comissão Europeia.