Home Eventos 2012 Seminário "Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão"

Seminário "Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão"

IMG_2519_newUNAC ORGANIZOU SEMINÁRIO SOBRE A FILEIRA DA PINHA E DO PINHÃO

18 de Setembro | 09H30 - 13H00 | Auditório da CM de Alcácer do Sal.


Seminário organizado pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica fez a apresentação pública do Projeto "PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO".

 APRESENTAÇÕES JÁ DISPONÍVEIS

O pinheiro manso constitui, atualmente, uma das espécies florestais mais interessantes assumindo um papel preponderante na economia das explorações agro-florestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.
Com um mercado vocacionado principalmente para a exportação, a Fileira da Pinha/Pinhão pode assegurar um contributo efetivo para o reforço do valor económico dos espaços agro-florestais, e para a redução do risco de abandono e de desertificação territorial.
Não obstante todas as mais valias que já possui, assim como muitas potencialidades por desenvolver, esta cultura possui ainda vários constrangimentos ao seu desenvolvimento.

Foi para dar resposta a estas necessidades que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica está a iniciar a execução do Projeto "PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO" uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.

Promover a discussão e a reflexão sobre estes temas, assim como fazer a apresentação pública do referido Projeto foram os objetivos deste Seminário.

Para esclarecimentos contacte:
Nélia Aires | UNAC - União da Floresta Mediterrânica
T: 21 710 00 14

NOTAS PARA OS EDITORES - A UNAC – União da Floresta Mediterrânica representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias, através de uma estratégia de intervenção de cariz técnico-político. Acompanha e analisa todos os processos e iniciativas com relevância e interesse para os seus associados, como é o caso das políticas rurais, florestais, ambientais e fiscais. Através da UNAC, as organizações de produtores florestais do espaço mediterrânico definem posições comuns sobre temas estratégicos e transversais, desenvolvendo contributos e participações válidas, construtivas e tecnicamente fundamentadas. Tem uma área territorial de influência de dois milhões de hectares.