Home Eventos 2014 SEMINÁRIO "Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão"

SEMINÁRIO "Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão"

floresta-02Auditório Municipal de Alcácer do Sal
28 de Março de 2014


O pinheiro manso é uma das espécies florestais mais interessantes na economia das explorações agro-florestais mediterrânicas. Por essa razão, têm sido realizados elevados investimentos por parte dos produtores florestais, que se traduziram num aumento significativo das áreas de pinheiro-manso (46% em área total entre 1995 e 2010), que totalizam actualmente 175.000 hectares.
A UNAC identificou o Pinheiro Manso como uma das sua áreas de trabalho prioritárias com vista a um aumento na profissionalização desta cultura e à promoção da melhoria da competitividade da fileira da pinha/ pinhão na região do Alentejo.

Não obstante a actual conjuntura de baixa produção de pinha, e que tem gerado preocupação dentro do seio da Fileira, a UNAC considera, no que é uma característica intrínseca a qualquer investimento florestal, que deve ser delineada e executada uma estratégia de médio e longo prazo que permita o desenvolvimento das potencialidades desta fileira.

Foi para dar resposta a esta estratégia que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica executou o Projecto "Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão" uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.

No âmbito da execução do referido projecto, a UNAC está a organizar o Seminário de Encerramento que se vai realizar no próximo dia 28 de Março de 2014, no auditório municipal de Alcácer do Sal, e onde vão ser apresentados os principais resultados obtidos, para além de comunicações na área da Produção e Gestão de Povoamentos, na Valorização do Produto e sobre o Sector e o Mercado do Pinhão, por parte de oradores nacionais e internacionais.

Após o seminário será ainda realizada a apresentação do Livro "Receitas com Pinhão", por parte do Provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo, seguindo-se uma Sessão de Degustação de pinhão e produtos à base de pinhão.

Mais informações em anexo ou em www.unac.pt.
Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiro
Fazer download deste ficheiro (PROGRAMA SEMINARIO ENCERRAMENTO INALENTEJO_28Março2014.pdf)PROGRAMA SEMINARIO ENCERRAMENTO INALENTEJO_28Março2014.pdf1618 Kb