Home Eventos 2015 AGENDA PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO NO SOBREIRO E NA CORTIÇA - AGENDA 3I9

AGENDA PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO NO SOBREIRO E NA CORTIÇA - AGENDA 3I9

 

Capa Agenda 3i9Decorreu no dia 5 de Novembro de 2015, no Auditório da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, em Lisboa, a apresentação pública da Agenda Portuguesa de Investigação e Inovação no Sobreiro e na Cortiça - Agenda 3i9.


A sessão de apresentação foi iniciada pelo presidente da CAP, João Machado, que mencionou a importância da fileira do sobreiro e da cortiça no panorama económico nacional, tendo congratulado o centro de competências do sobreiro e da cortiça pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido.
A apresentação da Agenda 3i9 esteve a cargo da Equipa de Coordenação do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, representada pelo Eng.º António Gonçalves Ferreira (FILCORK - Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça) e pela Prof. Dra. Teresa Soares David (INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).
António Gonçalves Ferreira referiu que o acrónimo "Agenda 3i9" pretende refletir o horizonte temporal de intervenção - o curto prazo correspondente a um ciclo produtivo de 9 anos, o médio prazo correspondente a 3 ciclos produtivos de 9 anos, e a interligação de três componentes primordiais - investigação, inovação e interação entre linhas de atuação. Mencionou ainda que como corolário desta Agenda 3i9 pretende-se a obtenção de mais e melhor cortiça, maior resiliência dos montados portugueses e a sua perenidade produtiva, num investimento de investigação e inovação projetado num horizonte de três ciclos de produção, potenciando sinergias entre os agentes da fileira e melhorando a partilha dos recursos.
A Agenda 3i9 foi construída com base num processo participativo de auscultação dos parceiros do CCSC, que envolveu 81 investigadores e técnicos de 27 entidades, em reuniões sectoriais realizadas em Julho de 2015. Como resultado, foram identificadas 5 ações de suporte facilitadoras, que potenciam sinergias entre os agentes e melhoram a partilha dos recursos, e elencaram-se um conjunto de ações de investigação prioritárias, que integram as linhas estruturantes de cinco planos funcionais:
1) Plano Nacional de Melhoramento
2) Plano Nacional de Melhoria da Produtividade
3) Plano Nacional de Defesa contra Agentes Bióticos
4) Plano Nacional de Qualidade da Cortiça
5) Plano Nacional de Ação Territorial
No período de comentários, onde participaram o presidente do INIAV (Dr. Nuno Canada), a presidente do ICNF (Eng.ª Paula Sarmento) e uma representante do Centro de Estudos Florestais do ISA (Prof. Margarida Tomé) as opiniões foram consonantes relativamente à importância desta agenda e aos passos que se devem seguir, de que destacaram a necessidade de garantia de financiamento (ICNF), a sinergia de trabalhos entre as instituições (ISA) e a importância de se olhar par a par para investigação e inovação (INIAV).
O encerramento esteve a cargo do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Vieira e Brito, que reafirmou o empenho do Estado Português relativamente aos centros de competência, e muito especialmente, ao Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, que abrange uma fileira em que Portugal é líder em termos mundiais.

A Agenda 3i9 está disponível para consulta e download aqui.

Para mais informações contacte:
FILCORK - Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça
T: 21 710 00 27
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

UNAC - União da Floresta Mediterrânica
T: 21 710 00 14
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar