Image
Image

Publicações

pdf Creating vital cork forests in Portugal with satellite and GIS data Popular

Em Publicações

Creating vital cork forests in Portugal with satellite and GIS data

Cork oak forests are losing vitality in some regions of Portugal, causing problems for the foresters and the national forestry services. To address these tree mortality issues, Conceição Santos Silva, member of a forest landowners private association decided to start working in an Operational Group: “In cooperation with researchers and forest producers, we want to make a mobile tool that can assess in real time what the vitality of a tree is, based on objective information like climate and leaf change.”

pdf Artigo de opinião - "2017, o ano do princípio do fim da floresta portuguesa" Popular

Em Publicações

Artigo de opinião - "2017, o ano do princípio  do fim da floresta portuguesa"

Artigo de opinião do Presidente da UNAC, Eng.º António Gonçalves Ferreira, publicado no Jornal EXPRESSO de 14 de Janeiro de 2017 sobre a Reforma da Floresta.

pdf Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro Manso e Pinhão Popular

Em Publicações

Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro Manso e Pinhão

A Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro manso e Pinhão encontra-se praticamente concluída, tendo sido entregue ao Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng.º Amândio Torres, no passado dia 28 de janeiro.

O presente documento foi desenvolvido no âmbito dos trabalhos do Centro de Competências do Pinheiro manso e Pinhão e resulta de um processo de auscultação aos vários membros, desde a produção, prestação de serviços, investigação e administração central. São identificas as preocupações urgentes da fileira assim como as áreas científicas e linhas de investigação para a criação do conhecimento.

Neste momento estão a decorrer os trabalhos que permitirão a estruturação dos planos funcionais subjacentes ao documento:

Plano Nacional de Proteção para o Pinheiro manso.

Plano Nacional de Melhoramento do Pinheiro manso.

Plano Nacional para a Sustentabilidade da Produção em Pinheiro manso.

Plano Nacional de Ação Territorial do Pinheiro manso.

Plano Nacional para a Qualidade dos Produtos do Pinhal manso.

pdf Artigo de opinião "Mais Eucalipto?"

Em Publicações

Artigo de opinião "Mais Eucalipto?"

Artigo de opinião do Presidente da UNAC, Eng.º António Gonçalves Ferreira, publicado no Jornal EXPRESSO de 20 de agosto sobre a problemática do eucalipto.

"O eucalipto é a espécie "mais" da floresta portuguesa (...)
- Mais odiada, porque o ódio é um sentimento fácil e próprio dos fundamentalismos;
- Mais rotulada, porque os bodes expiatórios são sempre amplamente (des)qualificados;
- Mais incompreendida, porque muitos dos que sobre ela opinam a desconhecem;
- Mais estudada, porque é a única que tem uma estrutura de investigação própria e dedicada;
- Mais gerida, com o selo de certificação da gestão florestal sustentável atribuído a cerca de 30% da sua área, numa tendência crescente;
- Mais rentável, com um período de recuperação do capital de apenas uma década."

pdf Recomendações para a Gestão de Áreas com Fitóftora Popular

Em Publicações

Recomendações para a Gestão de Áreas com Fitóftora

"A podridão radicular é uma doença causada por organismos patogénicos do solo do grupo dos Oomycetes, dos quais a Phytophthora cinnamomi (fitóftora) parece ser o mais agressivo. Segundo alguns autores, a fitóftora é considerada a principal responsável pelo enfraquecimento e morte de sobreiros e azinheiras, expresso pelas copas secas das árvores presentes nos montados, podendo estar presente em 30 a 80% das áreas em declínio, consoante os estudos."

O INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e a UNAC (União da Floresta Mediterranica) numa parceria ibérica com 3 Institutos de Investigação Espanhóis, de onde se destaca o CICYTEX (Centro de Investigaciones Cientificas e Tecnológicas de Estremadura), editaram um folheto intitulado "Recomendações para a Gestão de Áreas com Fitóftora" com recomendações e medidas de prevenção e mitigação a implementar em áreas com ataques de fitóftora.

Para mais informações consulte a UNAC ou uma das suas associadas.

pdf Cadeia de Valor da Fileira da Pinha/Pinhão Popular

Em Publicações

Cadeia de Valor da Fileira da Pinha/Pinhão

O conhecimento da cadeia de valor que compõe a fileira da pinha/pinhão contribui em larga medida para a melhoria da competitividade da própria fileira na região do Alentejo, abrangendo todas as vertentes de exploração de um recurso florestal – económica, social e ambiental.
Com um mercado vocacionado principalmente para a exportação, a Fileira da Pinha/Pinhão pode assegurar um contributo efetivo para o reforço do valor económico dos espaços agroflorestais mediterrânicos e para a redução do risco de abandono e de desertificação territorial.
Não obstante todas as mais-valias que já possui, assim como muitas potencialidades por desenvolver, esta cultura encontra ainda vários constrangimentos ao desenvolvimento total do seu potencial.
Foi para dar resposta a estas necessidades que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica está a executar o Projeto “Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão” uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO.

pdf Guia de Colheita e Comercialização de Pinha Popular

Em Publicações

Guia de Colheita e Comercialização de Pinha

No âmbito do Projeto INALENTEJO foi elaborado um Guia de Colheita e Comercialização de Pinha, para servir como apoio ao produtor, abordando as questões logísticas da colheita, forma de comercialização, épocas de venda, custos de colheita e de produção, produtividade, minimização de riscos e segurança, etc.

A colheita manual da pinha é uma operação que possui o risco inerente à atividade devido à necessidade de subir ao topo das copas, existindo vários acidentes todos os anos. Por outro lado, o fomento e divulgação da colheita mecanizada da pinha é uma condição essencial para a rentabilização da cultura, minimizando os efeitos dos fracos recursos de mão-de-obra existentes, o seu elevado preço e ainda como forma de maximizar a colheita e diminuir o período de apanha, evitando roubos.

Ao nível das práticas, existem todo um conjunto de operações que devem ser consideradas e racionalizadas numa lógica da eficácia do trabalho e dos trabalhadores e da garantia de melhores condições. Existem muitas operações que não acrescentam valor e que podem ser rentabilizadas.

pdf Boletim do Mercado da Pinha Campanhas 2012/2013 e 2013/2014 Popular

Em Publicações

Boletim do Mercado da Pinha Campanhas 2012/2013 e 2013/2014

Uma das principais lacunas existentes é a ausência de informação atualizada e periódica sobre o mercado da pinha.

Considerou-se por isso que, face à importância que a pinha e o pinhão representam para o País, era necessário iniciar a implementação de um procedimento de compilação de informação relevante para a caracterização do mercado da pinha, possibilitando um maior conhecimento do mercado aos produtores.

Com o projeto Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão foi efetuada a recolha junto dos produtores de pinha dos indicadores-chave que permitem caracterizar a evolução e tendências do mercado da pinha (quantidades produzidas e transacionadas, forma de apanha, forma de comercialização, preço de venda, preço de apanha, características do processo de apanha, área intervencionada).

O sucesso desta importante iniciativa, que constitui a única forma de se obter uma perspetiva das tendências e preços da comercialização da pinha no decurso da campanha, dependeu exclusivamente da colaboração dos produtores florestais.

pdf Brochura de análise e divulgação informativa dos custos de produção/gestão Popular

Em Publicações

Brochura de análise e divulgação informativa dos custos de produção/gestão

Conta de Cultura do Pinheiro Manso

ContaPm1.0

No âmbito do "Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão" foi desenvolvida uma ferramenta de trabalho com vista à definição do Modelo Base da Conta de Cultura do Pinheiro Manso, ferramenta designada por ContaPm1.0.

O objetivo principal deste instrumento é fornecer aos produtores florestais uma ferramenta de apoio à gestão dos povoamentos de Pinheiro manso, capaz de sintetizar as principais operações decorrentes do modelo de silvicultura, associando-as a estimativas de custos e de receitas, com vista à determinação o respetivo cash-flowe de outros indicadores económico-financeiros (VAL, TIR, etc.).

A versão atualmente disponível refere-se à obtenção da conta de cultura para povoamentos jovens, instalados ou a instalar, de composição pura e estrutura regular.

Na brochura de análise e divulgação informativa é feita uma análise de rentabilidade a diferentes tecnologias de produção (enxertia vs não enxertia) e a diferentes opções de gestão, assim como uma análise da variação da rentabilidade em função de alterações nos preços ou de fatores de produção.

pdf Livro de Receitas com Pinhão Popular

Em Publicações

Livro de Receitas com Pinhão

Um dos resultados do projeto executado pela UNAC "Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão", uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO.

O pinhão apresenta excelentes qualidades organolépticas e contém elementos essenciais a uma alimentação saudável, pelo que é de maior importância divulgar e promover o consumo do pinhão nacional enquanto produto gastronómico, contribuindo de forma directa para a valorização e protecção de um produto alentejano.

Nesse sentido, procedemos à recolha de receitas e solicitámos a colaboração de alguns Chefs para colaborarem com receitas próprias que utilizassem pinhão.

pdf Boletim de mercado da cortiça - Campanha de 2013 Popular

Em Publicações

Boletim de mercado da cortiça - Campanha de 2013

Com o projeto "Cork-Know How - Conhecimento Suberícola em Rede" (Atividade 3.1 – Análise do Mercado da 1.ª Transação de Cortiça) foi efetuada a recolha junto dos produtores suberícolas de indicadores que permitem efetuar o acompanhamento da evolução e tendências do mercado da cortiça: quantidades transacionadas, tipo de negociação, forma de comercialização, preço de venda, preço de extração, entre outros.

pdf Conta de Cultura ContaPm 1.0 Popular

Em Publicações

Conta de Cultura ContaPm 1.0

O apoio financeiro resultante da operação "Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão" destina-se a promover a realização de atividades destinadas à Melhoria da Competitividade da fileira da pinha/pinhão na região do Alentejo, nomeadamente ao Fomento da Cultura do Pinhão e à Melhoria Operacional da Fileira.

Neste âmbito, foi desenvolvida uma ferramenta de trabalho com vista à definição do Modelo Base da Conta de Cultura do Pinheiro Manso, ferramenta designada por ContaPm1.0.

O objetivo principal deste instrumento é fornecer aos produtores florestais uma ferramenta de apoio à gestão dos povoamentos de Pinheiro manso, capaz de sintetizar as principais operações decorrentes do modelo de silvicultura, associando-as a estimativas de custos e de receitas, com vista à determinação o respetivo cash-flow e de outros indicadores económico-financeiros (VAL, TIR, etc.)

A versão atualmente disponível, ContaPm 1.0, diz respeito à obtenção da conta de cultura de povoamentos jovens instalados ou a instalar, de composição pura com uma estrutura regular.

O ficheiro foi desenvolvido em Microsoft Office Excel 2007, pelo que poderá não ser compatível com versões anteriores deste programa.

Versão excel AQUI

pdf Boletim de mercado da cortiça - Campanha de 2012 Popular

Em Publicações

Boletim de mercado da cortiça - Campanha de 2012

Com o projeto "Cork-Know How - Conhecimento Suberícola em Rede" (Atividade 3.1 – Análise do Mercado da 1.ª Transação de Cortiça) foi efetuada a recolha junto dos produtores suberícolas de indicadores que permitem efetuar o acompanhamento da evolução e tendências do mercado da cortiça: quantidades transacionadas, tipo de negociação, forma de comercialização, preço de venda, preço de extração, entre outros.

pdf Seminário de valorizacao da fileira da pinha/pinhão

Em Publicações

Seminário de valorizacao da fileira da pinha/pinhão

UNAC na Revista Vida Rural (Out.2012)
Artigo da Revista Vida Rural de Outubro de 2012, sobre o Seminário "Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão” organizado pela UNAC em 18 de Setembro de 2012, Alcácer do Sal.

pdf Floresta mediterrânica – abordagens inovadoras na gestão e nos mercados Popular

Em Publicações

Floresta mediterrânica – abordagens inovadoras na gestão e nos mercados

UNAC na Revista Vida Rural (Maio 2012)
Artigo da Revista Vida Rural de Maio de 2012, sobre a Conferência "Floresta mediterrânica – abordagens inovadoras na gestão e nos mercados” organizada pela UNAC no âmbito do SIAG - Salão Internacional de Agro-Negócios.

pdf Guião Metodológico para Elaboração de Planos de Controlo de Nemátodo da Madeira do Pinheiro Popular

Em Publicações

Guião Metodológico para Elaboração de Planos de Controlo de Nemátodo da Madeira do Pinheiro

NMP - Guia Metodológico para Elaboração de Planos de Controlo

pdf Instalação de Armadilhas - NMP

Em Publicações

Instalação de Armadilhas - NMP

Instalação de Armadilhas - NMP

pdf NMP Perguntas Frequentes FAQs Popular

Em Publicações

NMP Perguntas Frequentes FAQs

NMP - Perguntas Frequentes / FAQ's

pdf Síntese Legislativa NMP

Em Publicações

Síntese Legislativa NMP

Síntese Legislativa NMP

© 2018 UNAC. All Rights Reserved. Powered By Agri-Ciência

Search