Image
Image

Publicações

pdf Guia de Colheita e Comercialização de Pinha

Em Publicações

Guia de Colheita e Comercialização de Pinha

No âmbito do Projeto INALENTEJO foi elaborado um Guia de Colheita e Comercialização de Pinha, para servir como apoio ao produtor, abordando as questões logísticas da colheita, forma de comercialização, épocas de venda, custos de colheita e de produção, produtividade, minimização de riscos e segurança, etc.

A colheita manual da pinha é uma operação que possui o risco inerente à atividade devido à necessidade de subir ao topo das copas, existindo vários acidentes todos os anos. Por outro lado, o fomento e divulgação da colheita mecanizada da pinha é uma condição essencial para a rentabilização da cultura, minimizando os efeitos dos fracos recursos de mão-de-obra existentes, o seu elevado preço e ainda como forma de maximizar a colheita e diminuir o período de apanha, evitando roubos.

Ao nível das práticas, existem todo um conjunto de operações que devem ser consideradas e racionalizadas numa lógica da eficácia do trabalho e dos trabalhadores e da garantia de melhores condições. Existem muitas operações que não acrescentam valor e que podem ser rentabilizadas.

© 2018 UNAC. All Rights Reserved. Powered By Agri-Ciência

Search