Image

EVENTOS

 

 

No âmbito das medidas preventivas relativas ao Coronavírus Covid-19, nomeadamente as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para eventos públicos, informamos que a Conferência que ia ter lugar no próximo dia 18/03, em Santarém, subordinada ao tema “Alterações Climáticas: que desafios para o setor agroflorestal nacional?” foi adiada para data a definir.

Lamentamos desde já qualquer transtorno que a situação possa causar.

Save the Date

 

No próximo dia 14 de fevereiro irá decorrer a Cerimónia de entrega de Prémio do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2020 ao Castanheiro de Vales.

A cerimónia tem início previsto para as 10h00, junto à árvore, em Vales, Tresminas, Vila Pouca de Aguiar.

O Castanheiro é uma árvore majestosa e milenar, por onde se chega atravessando paisagens agrícolas e florestas de encantar.

O concurso nacional da árvore do ano 2020 decorreu em 4 fases. Depois da apresentação dos candidatos, um júri especialista selecionou as 10 árvores mais indicadas para representar Portugal no concurso europeu. Posto isto, foi aberto o período de votação pública on-line, e a 2 de dezembro de 2019, a UNAC anunciou o vencedor.

O Castanheiro de Vales ganhou o concurso com 1848 votos, seguido da Oliveira do Mouchão (1493 votos) e da Canforeira de Bencanta (1250 votos).

Foi assim o eleito a representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro pode votar no Castanheiro para árvore europeia do ano 2020 aqui.

 

 

As alterações climáticas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.
Os estudos efetuados indicam que Portugal e a região mediterrânica, se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.
Ciente desta realidade a ANPROMIS, o COTR, a FNOP, a UNAC e o ISA implementaram o projecto RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”.

No âmbito das diversas ações previstas, vai ter lugar no próximo dia 29 de Novembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, um Workshop subordinado ao tema Alterações Climáticas: como nos adaptamos a esta nova realidade? para o qual o convidamos a inscrever-se.

As inscrições são gratuitas, limitadas à capacidade da sala e obrigatórias até ao próximo dia 27 de Novembro, através do link - Inscreva-se aqui.

Programa disponível (consultar).

Logotipo Positivo RGB

 

No âmbito do projecto INCREDIBLE – Redes de Inovação da Cortiça, Resinas, Cogumelos, Frutos Secos e Plantas Aromáticas (https://www.incredibleforest.net/pt-pt/content/project-0), teve lugar na Sardenha na semana de 21 e 22 de Novembro de 2019, o workshop inter regional “Montado de sobro e serviços do ecossistemas: desenvolvimento de instrumentos de mercado” (consultar programa em anexo).

Produzir, processar e consumir produtos com cortiça é benéfico para a proteção de ecossistemas de elevado valor, como são os sistemas agroflorestais de montado de sobro, cuja conservação depende da intervenção humana. Neste workshop de dois dias foi discutido o papel das florestas de sobreiro no fornecimento de serviços do ecossistema (ES) e apresentadas ferramentas que contribuem para garantir meios de subsistência rurais, dos proprietários e gestores florestais e das indústrias envolvidas na gestão florestal sustentável.

Programa

 

Pág. 1 de 11

Search