Image

EVENTOS

Inscrições

 

WEBINAR da Ciência à Aplicação - Pinha e Pinhão: Desafios e Oportunidades

Abordados temas da certificação florestal e do regime jurídico como ferramentas de valorização da cadeia de valor do Pinheiro manso.
Pela primeira vez, na mesma mesa (virtual), especialistas dos setores da Amêndoa e da Castanha. Que lições podemos aprender com outras fileiras?

Uma organização conjunta entre o projeto internacional de transferência de conhecimento Incredible (https://www.incredibleforest.net/inet/wild-nuts-and-berries) e o Grupo Operacional dedicado à fertilização do pinheiro manso FERTIPINEA.

O programa do evento está disponível para consulta.

 

Assita ao webinar aqui.

Press Release do evento aqui.

Divulgação

 

Pode assistir ao evento no Youtube da UNAC - União da Floresta Mediterrânica.

 
Com o aproximar de mais uma campanha de comercialização de pinha, o Grupo Operacional + Pinhão - Gestão integrada de agentes bióticos associados à perda de produção do pinhão organiza este webinar para apresentação dos resultados disponíveis em termos dos agentes bióticos com impacto na produção de pinha. Principalmente dirigido aos produtores florestais, este evento tem por objectivo divulgar a informação existente em termos das pragas tradicionalmente apontadas como tendo impacto negativo na produção, mas também dos novos agentes fúngicos que têm vindo a surgir e a causar danos no pinhal manso.
 

O programa do evento está disponível para consulta.

Caso necessite de informação adicional, contacte a UNAC (www.unac.pt) ou 217100014.

 

PRESS-RELEASE | PINHÃO MEDITERRÂNEO NA MIRA DA INVESTIGAÇÃO

 

 

riaas

 

As alterações climáticas são uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta enfrenta. Constituem, por isso, um dos principais desafios para o desenvolvimento da humanidade, havendo um consenso alargado sobre a necessidade de adotar estratégias que facilitem a adaptação da sociedade, em geral, e da agricultura e floresta, em particular, às novas condições do clima.

Enquadrado nesta temática, o projeto RIAAC-AGRI, implementado ao longo dos últimos 2 anos, promove o WEBINAR de Encerramento de Projeto: “Alterações Climáticas: que desafios para o setor agroflorestal nacional?”, a decorrer no próximo dia 18 de dezembro, pelas 15h.

As inscrições são gratuitas, limitadas e obrigatórias AQUI.

O programa do evento está disponível para consulta.

 

Save the Date

 

No próximo dia 14 de fevereiro irá decorrer a Cerimónia de entrega de Prémio do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2020 ao Castanheiro de Vales.

A cerimónia tem início previsto para as 10h00, junto à árvore, em Vales, Tresminas, Vila Pouca de Aguiar.

O Castanheiro é uma árvore majestosa e milenar, por onde se chega atravessando paisagens agrícolas e florestas de encantar.

O concurso nacional da árvore do ano 2020 decorreu em 4 fases. Depois da apresentação dos candidatos, um júri especialista selecionou as 10 árvores mais indicadas para representar Portugal no concurso europeu. Posto isto, foi aberto o período de votação pública on-line, e a 2 de dezembro de 2019, a UNAC anunciou o vencedor.

O Castanheiro de Vales ganhou o concurso com 1848 votos, seguido da Oliveira do Mouchão (1493 votos) e da Canforeira de Bencanta (1250 votos).

Foi assim o eleito a representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro pode votar no Castanheiro para árvore europeia do ano 2020 aqui.

 

Pág. 1 de 11

Search