Image
Image

EVENTOS

FNA - Feira Nacional de Agricultura - Sala Scalabis | Santarém | 5 de Junho

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica realizou, no passado dia 5 de Junho na Feira Nacional de Agricultura, na sala Scalabis, o "Seminário Anual da Fileira da Cortiça".

O Seminário Anual da Fileira da Cortiça pretendia fazer o balanço da campanha de 2017, analisar e debater as dinâmicas de comercialização, os preços, etc., as perspetivas para 2018 e a evolução e tendências das rolhas de cortiça.

Foram ainda apresentados os Grupos Operacionais do Sobreiro e da Cortiça e, na perspetiva do sobreiro e da cortiça, a Agenda de I&I sobre Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade que se desenvolve em torno de três dimensões de reflexão no sentido de chegar a desafios e linhas de investigação e de inovação relevantes para o país numa perspetiva de médio e longo prazo (2030).

imagem seminario

Conceição Santos Silva (UNAC), Helena Pereira (FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Nuno Calado (UNAC) e João Rui Ferreira (APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça) foram os oradores confirmados para este seminário.

 

Veja em anexo o programa detalhado AQUI.

 

Barra de Cofinanciamento FEADER

 

 

OVIBEJA - Arena do Azeite | Beja | 27 de Abril

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica realizou, no passado dia 27 de Abril na OVIBEJA, na Arena do Azeite o Workshop " Projetos de apoio e valorização do Montado: AdaPT, LIFE e POCTEP ".

Um conjunto diversificado de programas de apoio, de que são exemplo o AdaPT, o LIFE e o POCTEP, têm possibilitado a execução de vários projetos sobre o Montado, em temáticas tão diversas como a adaptação às alterações climáticas, a gestão integrada do Montado e a Valorização Integral da Montado, com resultados relevantes, pelo que é essencial transferir este conhecimento para os produtores florestais.

Este workshop está enquadrado num ciclo de transferência de conhecimento designado "+ Conhecimento/ha", que visa a partilha de inovação e a incorporação de práticas de gestão mais adequadas.

Workshop UNAC BEJA 27 04 20181 imagem

Cristina Branquinho (FCUL), Roser Mundet (Consorci Forestal de Catalunya), Maria Bastidas (ADPM), Carlos Teixeira (Instituto Superior Técnico) e Carmen González Ramos (CICYTEX - Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura) são os oradores que participaram neste workshop.

Consulte o programa detalhado AQUI.

Apresentações disponíveis AQUI.

pdr pt2020 feader

Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche | 10 de Abril

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica realizou, no dia 10 de Abril em Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça o Workshop " Gestão de sobcoberto em Montado: opções, impactos e rentabilidade ".

A gestão do sobcoberto em Montado é essencial mas enfrenta diversos desafios: para além dos objetivos intrínsecos globais da exploração agroflorestal, é necessário ter em consideração a proteção do solo, a gestão da concorrência pelo recurso água, a gestão do risco de incêndio, etc., e o impacto económico das diferentes opções técnicas em diferentes perspetivas temporais.

Este workshop está enquadrado num ciclo de transferência de conhecimento designado "+ Conhecimento/ha", que visa a partilha de inovação e a incorporação de práticas de gestão mais adequadas.

imagem WORKSHOP UNAC 10 04 2018

 

Constança Camilo-Alves (UEvora), Jorge Capelo (INIAV), Ofélia Anjos (ESACB), Conceição S. Silva (UNAC), Mário Carvalho (UEvora), José Mira Potes (ESAS) e  António Gonçalves Ferreira (UNAC) foram os oradores para este workshop.

Consulte o programa detalhado AQUI.

As apresentações encontram-se disponíveis AQUI.

Mais informações em 217100014.

Barra de Cofinanciamento FEADER

floresta 4 0Culturgest, Lisboa | 3 de Abril

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica realizou, no dia 3 de Abril em Lisboa, na Culturgest o Seminário " FLORESTA 4.0- DIGITALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR E DE VANTAGENS COMPETITIVAS PARA A GESTÃO E PRODUÇÃO FLORESTAL ".

A tecnologia digital representa um enorme potencial de desenvolvimento para a gestão e produção florestal. Tecnologias digitais como cloud computing, dispositivos móveis, plataformas IoT (Internet das coisas), deteção remota, sensores inteligentes e análise de big data e algoritmos são apenas alguns exemplos, cada vez mais em uso.

Esta grande variedade de tecnologias digitais pode ajudar na criação de valor para a produção florestal? O que já existe? Podemos ter "ecossistemas digitais de base florestal"? Como integrar e desenvolver esta tecnologia no apoio à gestão florestal?

Estas foram algumas das questões debatidas, identificando casos concretos e necessidades de desenvolvimento.

Alexandra Marques (INESC TEC), Eduardo Henriques (Smart Forest), Silvia Nunes (Instituto Dom Luiz | Faculdade de Ciências de Lisboa), André Barriguinha (Agriciência), Francisco Manso (Triggersytems) e Alexandre Sarmento (TerraDrone) foram os oradores deste seminário e  Miguel Castro Neto (NOVA Information Management School) e Luís Mira da Silva (INOVISA) os moderadores.

Veja em anexo o programa detalhado.

As apresentações encontram-se disponíveis AQUI.

Mais informações em 217100014.

Pág. 1 de 9
© 2018 UNAC. All Rights Reserved. Powered By Agri-Ciência

Search