Image

Certificação Regional PEFC do Alentejo

Certificação Regional PEFC do Alentejo

 

A UNAC - União da Floresta Mediterrânica e as suas Associadas assumiram a certificação como um mecanismo de valorização dos espaços florestais associados, possibilitando uma melhoria da gestão praticada e o seu reconhecimento por parte do mercado, sendo por isso determinante para o desenvolvimento do setor florestal.
Recentemente a UNAC e as suas Associadas decidiram reforçar a aposta que têm vindo a fazer desde 2008 na certificação florestal, tendo em 2017 iniciado a implementação do processo de Certificação Regional PEFC para o Alentejo - região NUT II.

A certificação e o modelo regional têm como vantagens:
• Avaliação crítica da gestão que se executa;
• Educação ambiental a todos os colaboradores das empresas;
• Ganho de tempo e da qualidade da informação, permitindo tomar decisões de gestão com maior rigor;
• Divulgação da utilização corrente do EPI – Equipamento proteção individual/ diminuição do risco de acidente;
• Maior retorno económico pela venda de produtos certificados – Cortiça, madeira de eucalipto e de pinheiro bravo;
• Menores custos de adesão - o âmbito regional permite maior partilha dos custos e uma resposta integrada e simplificada q.b. às exigências da certificação.

Para este processo foi constituída a Entidade Gestora Regional denominada ACFALT – Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo, que tem por objetivo a implementação da norma portuguesa PEFCTM que regula os sistemas de gestão florestal sustentável, desenvolvendo e promovendo todos os processos que conduzam à gestão florestal sustentável e sua comprovação.

A ACFALT baseia a sua intervenção no trabalho desenvolvido pelas Organizações de Proprietários Florestais (OPF) do território, filiadas na UNAC.

Os sócios fundadores da ACFALT são: ACHAR, Associação dos Agricultores da Charneca; AFLOSOR, Associação dos Produtores Agro-Florestais da Região Ponte de Sor; ANSUB, Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado; e APFC, Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes.

 

No dia 30.11.2018 a UNAC, no seminário intitulado “Certificação Regional PEFC do Alentejo” apresentou publicamente o projeto de Certificação Regional do Alentejo - implementação e desenvolvimento. O seminário foi organizado em parceria pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica e pelo PEFC Portugal, com o apoio da CAP na cedência do Auditório, em Lisboa. As apresentações podem ser visualizadas AQUI.

 No dia 28 de novembro decorreu em Évora a 1ª Assembleia Geral da Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo (ACFALT), que oficializou a constituição desta associação, com a eleição dos seus órgãos sociais. A ACFALT tem por objetivo a implementação da norma portuguesa PEFCTM, que regula os sistemas de gestão florestal sustentável.

 

Visite o site da ACFALT AQUI.

 

Para mais informações contacte:
UNAC – União da Floresta Mediterrânica | geral@unac.pt 

Image
Image

Search