Image
Image

História e evolução

UNAC — União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca, foi fundada em Dezembro de 1989, tendo por área de intervenção social os concelhos situados a Sul do Tejo, que se incluem na área vulgarmente conhecida por «Charneca».
No entanto, a adesão de novas associações, todas elas de objeto florestal, fez com que a UNAC alterasse a sua denominação e o seu objeto, sofrendo uma alteração e reorientação estratégica profunda. Foi adotado um novo posicionamento sobre os temas estratégicos de atuação, que passaram a ser a defesa dos direitos da propriedade privada, a valorização económica dos espaços florestais, a integração dos espaços florestais no desenvolvimento rural e a valorização socioeconómica do espaço florestal e do seu proprietário na função ambiental. Foi também considerado como fundamental a coordenação e a relação entre as Associações, a formação dos recursos humanos e a sinergia entre os meios das diversas associações.
Iniciou-se assim em 2002 a implementação de uma estratégia com o objetivo de criar uma estrutura associativa que representasse os interesses dos espaços agroflorestais da região mediterrânica, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, de forma a respeitar e promover o seu novo objeto.
Atualmente, a UNAC representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias, através de uma estratégia de intervenção de cariz técnico-político. Acompanha e analisa todos os processos e iniciativas com relevância e interesse para os seus associados, como é o caso das políticas rurais, florestais, ambientais e fiscais.
Image
© 2018 UNAC. All Rights Reserved. Powered By Agri-Ciência

Search