Home NMP

NMP

Enquadramento

Desde 2002 que a UNAC acompanha com particular atenção e envolvimento, face aos constrangimentos e restrições originados junto dos produtores florestais e da sua atividade, o problema do Nemátodo da Madeira do Pinheiro. Essa atividade incidiu também sobre diferentes níveis operacionais de intervenção: análise laboratorial das amostras, prospeção e erradicação.
   
ProtocoloNMP_2010_2012

Protocolo de Controlo do NMP - 2010/2012


Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro - Protocolo com Organizações de Produtores Florestais - 2010/2012

 

 

Continuar...

   
NematodoMP

Análise e Identificação do Nemátodo da Madeira do Pinheiro

Desde 2002 que a UNAC possui capacidade para a realização de análises nematológicas para deteção e identificação de Bursaphelenchus xylophilus (NMP) em amostras de lenho de coníferas. Temos estabelecido protocolos para a elaboração das análises com as autoridades competentes, permitindo proceder ao despiste do organismo em causa e aumentar e especializar a capacidade existente no país.


A capacidade laboratorial da UNAC tem vindo a evoluir de forma significativa, fruto da experiência que tem adquirido, possuindo capacidade de resposta em tempo útil.

Para mais informações/pedidos de orçamento contacte a UNAC.

   
Monochamus

Protocolo de Sensibilização 2008

Em 2008 o IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. e a AFN - Autoridade Florestal Nacional, estabeleceram com a UNAC um protocolo visando a realização de ações de comunicação, sensibilização, divulgação e assistência técnica no âmbito dos programas de combate e erradicação do NMP.
 

Continuar...