Home Projetos Projeto REDE RURAL NACIONAL Resultados Guia de Comercialização de Cortiça no Campo

Guia de Comercialização de Cortiça no Campo

Capa_Guia_CortiaUm dos Resultados do Projeto "CORKNOW-HOW: CONHECIMENTO SUBERÍCOLA EM REDE" cofinanciado pelo FEADER - A Europa investe nas zonas rurais - no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional.

Portugal é o principal produtor mundial de cortiça e esta é uma atividade com grande representatividade nas exportações nacionais. No entanto, diversos fatores estão a reduzir o valor económico dos Montados de Sobro, representando uma grande ameaça para a sustentabilidade destas importantes paisagens e, consequentemente, para territórios onde a sua influência é determinante enquanto motor de desenvolvimento económico. Os territórios produtores de cortiça sofrem, como a generalidade das zonas rurais, de forte êxodo de pessoas e de atividades económicas.

O reforço da competitividade dos produtores suberícolas, depende, entre outros fatores, da melhoria da qualidade do processo produtivo, da sustentabilidade do montado de sobro e da divulgação de métodos e práticas inovadoras aplicados às várias fases do ciclo de produção e comercialização da cortiça.

O Guia de Comercialização de Cortiça no campo pretende servir como apoio ao produtor suberícola, abordando as questões logísticas da tirada, forma de comercialização, técnicas de empilhamento, teor de humidade, custos de extração e de produção, produtividade, etc.
Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiro
Fazer download deste ficheiro (Guia da Cortiça_Total.pdf)Guia de Comercialização da Cortiça no Campo12533 Kb