Home Projetos Projeto Terraprima - FPC

Projeto Terraprima - Fundo Português de Carbono

logo_TerraprimaNOVA FASE DE ADESÃO

Sequestro de Carbono por Alteração de Métodos de Controlo de Vegetação Espontânea

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica estabeleceu uma parceria com a Terraprima – Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal Lda., para submeter uma candidatura ao FUNDO PORTUGUÊS DE CARBONO (FPC): Sequestro de Carbono por Alteração de Métodos de Controlo de Vegetação Espontânea, a qual foi aprovada.

Este projecto promove o sequestro de carbono no solo em áreas sob coberto florestal, por utilização de corta-matos ou destroçador no controlo da vegetação arbustiva, sem qualquer mobilização do solo.

O período de compromisso é de 1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2014, sendo elegíveis os produtores agro-florestais, que neste período, já procedem ao controlo dos matos com corta-matos ou destroçador ou os que, tendo utilizado grade antes do período de compromisso, pretendam mudar para um destes métodos. São elegíveis áreas de sobro, azinho, carvalho negral e pinheiro manso, no sul e interior centro do país..

Os agricultores que estejam em condições de aderir ao projecto terão ao seu dispor uma remuneração, a partir de 2 ha, pelo sequestro de carbono até 2014. Quanto maior for a área total sujeita a controlo de matos, assim também será o pagamento por hectare a cada agricultor. Prevê-se uma remuneração de 40 euros por hectare se forem alcançados 100.000 hectares. Todavia, este valor está a ser aferido, pelo facto de ser necessário verificar, de forma rigorosa, o sequestro de carbono promovido pelo Projecto.

De momento, dado que o valor do prémio depende da adesão total, é essencial conhecer a área prevista a ser sujeita a controlo de matos com corta-matos ou destroçador, ou que já o tenha sido desde Janeiro de 2011. 

A 3ª fase de adesão ao Projeto Matos iniciou-se em 1 de Março de 2013.

Para proceder à adesão ao projeto o agricultor deverá contactar uma Associada da UNAC, para que o seu processo de adesão seja iniciado e acompanhado por um técnico.

Qualquer pedido de esclarecimento pode ser remetido à Terraprima ou, em alternativa, à UNAC.

 

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiro
Fazer download deste ficheiro (Folheto_Matos_2013.pdf)Folheto_Matos_2013.pdf799 Kb