Conta de Cultura do Pinheiro Manso
ContaPm1.0
No âmbito do "Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão" foi desenvolvida uma ferramenta de trabalho com vista à definição do Modelo Base da Conta de Cultura do Pinheiro Manso, ferramenta designada por ContaPm1.0.
O objetivo principal deste instrumento é fornecer aos produtores florestais uma ferramenta de apoio à gestão dos povoamentos de Pinheiro manso, capaz de sintetizar as principais operações decorrentes do modelo de silvicultura, associando-as a estimativas de custos e de receitas, com vista à determinação o respetivo cash-flowe de outros indicadores económico-financeiros (VAL, TIR, etc.).
A versão atualmente disponível, ContaPm 1.0, diz respeito à obtenção da conta de cultura de povoamentos jovens instalados ou a instalar, de composição pura com uma estrutura regular. O ficheiro foi desenvolvido em Microsoft Office Excel 2007, pelo que poderá não ser compatível com outras versões deste programa.
Na brochura de análise e divulgação informativa é feita uma análise de rentabilidade a diferentes tecnologias de produção (enxertia vs não enxertia) e a diferentes opções de gestão, assim como uma análise da variação da rentabilidade em função de alterações nos preços ou de fatores de produção.