WEBINAR da Ciência à Aplicação - Pinha e Pinhão: Desafios e Oportunidades
Abordados temas da certificação florestal e do regime jurídico como ferramentas de valorização da cadeia de valor do Pinheiro manso.
Pela primeira vez, na mesma mesa (virtual), especialistas dos setores da Amêndoa e da Castanha. Que lições podemos aprender com outras fileiras?
Uma organização conjunta entre o projeto internacional de transferência de conhecimento Incredible (https://www.incredibleforest.net/inet/wild-nuts-and-berries) e o Grupo Operacional dedicado à fertilização do pinheiro manso FERTIPINEA.
O programa do evento está disponível para consulta.
Assita ao webinar aqui.
Press Release do evento aqui.
Pode assistir ao evento no Youtube da UNAC - União da Floresta Mediterrânica.
O programa do evento está disponível para consulta.
Caso necessite de informação adicional, contacte a UNAC (www.unac.pt) ou 217100014.
PRESS-RELEASE | PINHÃO MEDITERRÂNEO NA MIRA DA INVESTIGAÇÃO
As alterações climáticas são uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta enfrenta. Constituem, por isso, um dos principais desafios para o desenvolvimento da humanidade, havendo um consenso alargado sobre a necessidade de adotar estratégias que facilitem a adaptação da sociedade, em geral, e da agricultura e floresta, em particular, às novas condições do clima.
Enquadrado nesta temática, o projeto RIAAC-AGRI, implementado ao longo dos últimos 2 anos, promove o WEBINAR de Encerramento de Projeto: “Alterações Climáticas: que desafios para o setor agroflorestal nacional?”, a decorrer no próximo dia 18 de dezembro, pelas 15h.
As inscrições são gratuitas, limitadas e obrigatórias AQUI.
O programa do evento está disponível para consulta.
No próximo dia 14 de fevereiro irá decorrer a Cerimónia de entrega de Prémio do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2020 ao Castanheiro de Vales.
A cerimónia tem início previsto para as 10h00, junto à árvore, em Vales, Tresminas, Vila Pouca de Aguiar.
O Castanheiro é uma árvore majestosa e milenar, por onde se chega atravessando paisagens agrícolas e florestas de encantar.
O concurso nacional da árvore do ano 2020 decorreu em 4 fases. Depois da apresentação dos candidatos, um júri especialista selecionou as 10 árvores mais indicadas para representar Portugal no concurso europeu. Posto isto, foi aberto o período de votação pública on-line, e a 2 de dezembro de 2019, a UNAC anunciou o vencedor.
O Castanheiro de Vales ganhou o concurso com 1848 votos, seguido da Oliveira do Mouchão (1493 votos) e da Canforeira de Bencanta (1250 votos).
Foi assim o eleito a representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro pode votar no Castanheiro para árvore europeia do ano 2020 aqui.