Prorrogação até ao final do ano da medida 8.15 – “Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas”.

A Autoridade de Gestão do PEPAC acaba de atender a este pedido feito pela UNAC, estando já também disponível online esta notícia, no site do PDR2020.

Esta diligência bem-sucedida da UNAC, surgiu após um inverno e início de primavera extremamente chuvosos, condições que têm impedido a esmagadora maioria de operações florestais.

Devido ao estado dos terrenos estes trabalhos enfrentaram e continuam a enfrentar condições de execução extremamente difíceis e com a chegada do tempo mais quente a sua execução é desaconselhável, devido aos riscos de incêndio e também porque com temperaturas mais altas muitas destas operações, como plantar árvores, podem ficar comprometidas.

Neste pedido a UNAC argumentou ainda junto da Autoridade de Gestão do PEPAC que, estando também ainda muito atrasados os pedidos de pagamentos intercalares, muitos produtores se encontram com problemas de tesouraria, não tendo ainda recebido pelos trabalhos que conseguiram fazer, nem sabendo se vão ser compensados por esses trabalhos. Nestas circunstancias o prazo definido inicialmente para esta medida, que acabava em 15 de junho, seria manifestamente insuficiente.