Quem
Somos?
Na qualidade de parceiro privilegiado na defesa dos interesses da Floresta Mediterrânica, a UNAC promove e defende os interesses das Associações locais de Produtores Florestais, suas associadas, que reúnem atualmente cerca de mil e duzentos produtores florestais, responsáveis pela gestão de mais de 700 mil hectares destas explorações em Portugal.
História e evolução
A UNAC – União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca, foi fundada em 1989, para intervir nos concelhos situados a sul do Tejo, área vulgarmente conhecida por “Charneca”. A posterior adesão de novas associações, todas elas de objeto florestal, levou à criação de uma nova estrutura associativa, à mudança de nome para UNAC – União da Floresta Mediterrânica e à revisão do seu posicionamento estratégico e da área de atuação, reorientados para a Floresta Mediterrânica.
O que fazemos
As nossas áreas de atuação assentam nos seguintes eixos:
– Defesa dos Direitos de Propriedade Privada
– Valorização dos Espaços Agroflorestais
– Promoção dos Sistemas Agroflorestais
– Integração dos Espaços Florestais no Desenvolvimento Rural
– Fomento da Biodiversidade & Serviços de Ecossistemas

Assistência Técnica às Organizações de Produtores Florestais
Promovemos e colaboramos em projetos de investigação científica focados em temas estratégicos para a floresta, que contribuem fortemente para a resiliência e inovação dos sistemas agroflorestais mediterrânicos. Investimos fortemente na transferência deste conhecimento para o terreno, através de várias formas de divulgação e de iniciativas regulares com os dirigentes e equipas técnicas das associações, reforçando e mantendo atualizada a sua capacidade de intervenção.
Ação Técnico Política
Acompanhamos em permanência as questões estratégicas transversais ao setor florestal, através da análise e monitorização de todas as iniciativas legais na área da floresta, desenvolvimento rural, ambiente e conservação da natureza, energia e fiscalidade, entre outras. No contexto deste trabalho, articulamos posições comuns e tecnicamente fundamentadas com as associações de produtores florestais. Representamos estas organizações ativamente perante entidades públicas, empresas e outros organismos nacionais e internacionais relevantes.
