UNAC participa no Simpósio final do Projeto D4AgEcol
Esta iniciativa, que juntou 12 entidades parceiras de 8 países, teve como objetivo identificar ferramentas e tecnologias digitais adequadas para fortalecer o setor agrícola e impulsionar a agroecologia.
Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça
Foram registadas vendas na ordem dos 600 milhões de euros e houve uma ligeira subida do preço de venda. A expectativa é que este quadro possa continuar a evoluir positivamente com a notícia da isenção de tarifas nas exportações para os EUA.
Autarquias são as principais visadas nas queixas por falta de limpeza das matas
As denúncias no Portal da Queixa aumentaram 18% até agosto, tendo o maior volume de reclamações sido registado após o dia 31 de maio, o prazo para a limpeza dos terrenos que este ano foi prolongado.
Conheça o Programa da UNAC na Agroglobal 2025
Este ano a UNAC volta a estar presente no evento, desta vez promovendo uma reflexão de fundo sobre o atual estado da floresta em Portugal, sobre o que é preciso fazer e como podem ser resolvidos os seus atuais desafios.
A solução para os incêndios tem de passar pela viabilidade económica dos territórios afetados
Luís Mira, Secretário Geral da CAP, faz uma análise de mais um verão de incêndios em Portugal apontando os principais desafios que devem ser enfrentados pelo poder político nos próximos tempos, idealmente com um pacto de regime.
Está confirmado, exportação de cortiça vai ficar isenta de tarifas nos EUA
A Comissão Europeia e os Estados Unidos da América já divulgaram o comunicado conjunto do acordo comercial estabelecido entre os dois blocos, confirmando que a cortiça está na lista de produtos isentos de taxas alfandegárias por parte de Washington.
Ativos dirigidos ao investimentos na gestão florestal aumentaram 53% entre 2023 e 2024
O FSC acaba de lançar a publicação “ ”, onde se dá conta que os investidores aumentaram em 53 % os ativos dirigidos à gestão florestal entre 2023 e 2024.
Portugal produz ciência sobre incêndios, mas falha na aplicação
Quem o afirma é Fábio Silva, especialista em fogos florestais, ex-director da comissão técnica de análise de fogos e ex-adjunto do comando da Força Especial de Protecção Civil, atualmente a fazer um doutoramento sobre análise de incêndios.
Incêndios: As prioridades em matéria de prevenção
No dia em que se soube que Portugal tem este verão, à data, a maior área ardida da Europa, o Presidente da UNAC, António Gonçalves Ferreira esteva na RTP a explicar quais devem ser as prioridades em matéria de prevenção.
Dia Mundial da Prevenção de Incêndios Florestais
Assinala-se um pouco por todo o mundo hoje, dia 18 de agosto, este tema que tem sido uma das grandes apostas da UNAC. Amanhã estaremos na RTP a dar a conhecer o trabalho que desenvolvemos nesta frente, no terreno, com os nossos associados.