Portugal entre os países mais vulneráveis às alterações climáticas
Segundo o relatório Ambiente da Europa 2025, publicado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), Portugal é identificado como um dos países do sul da Europa mais expostos às alterações climáticas. O documento refere que secas prolongadas, incêndios florestais, erosão costeira e cheias repentinas são cada vez mais frequentes, causando perdas económicas significativas.
Governo anuncia 19 ME para trabalhos urgentes e não urgentes na floresta
A ministra do Ambiente e Energia anunciou cerca de 19 milhões de euros para financiar os trabalhos urgentes e não urgentes de recuperação dos solos e das florestas nos municípios afetados pelos incêndios.
PEPAC – Avisos Abertos
Embora não sejam especificamente de âmbito florestal, as candidaturas atualmente abertas no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) que aqui divulgamos podem assumir uma grande importância para explorações com floresta.
UTAD promove uso da tecnologia nas florestas para atrair jovens para este setor.
Simuladores virtuais, drones e maquinaria avançada estão a transformar o setor florestal, ajudando a combater a falta de mão de obra e a atrair jovens para uma área que enfrenta desafios de renovação.
Resinagem no Pinheiro-Manso: primeiros ensaios apontam compatibilidade com a produção de pinha
Investigadores testam viabilidade de explorar simultaneamente resina e pinha, com resultados preliminares que indicam ausência de impactos negativos significativos, embora persistam ainda desafios técnicos e logísticos que recomendam cautela.
A seca afeta sobretudo o crescimento das árvores. Um estudo das florestas espanholas
Um estudo recentemente publicado, que incluiu duas espécies de pinheiros, analisa a adaptação das florestas espanholas às alterações climáticas e conclui que a escassez de água tem mais impactos negativos no tronco do que na copa.
Parlamento aprova Plano Floresta 2050 apresentado pelo Governo
O documento agora aprovado contempla medidas até 2050, e uma proposta do PS para a revisão do regime da propriedade rústica, que baixou à comissão. O Plano Floresta 2050 foi aprovado com votos contra do PCP e PAN e abstenções do Chega, Livre e JPP.
Resinagem em Portugal: setor estratégico enfrenta desafios de competitividade
A fileira da resina natural em Portugal atravessa um momento de fragilidade estrutural. Apesar de representar uma oportunidade estratégica para a bioeconomia e para a valorização dos recursos florestais nacionais, o setor continua a debater-se com problemas de competitividade.
Retrato do emprego no sector florestal
Mais de 115 mil pessoas tiveram emprego no sector florestal em Portugal, em 2023. A maioria destes postos de trabalho são criados pelas fileiras industriais da floresta e pela silvicultura.
Vantagens da fertilização dos pinheiros mansos
A fileira da resina natural em Portugal atravessa um momento de fragilidade estrutural. Apesar de representar uma oportunidade estratégica para a bioeconomia e para a valorização dos recursos florestais nacionais, o setor continua a debater-se com problemas de competitividade.