Governo estuda captura, transporte e armazenamento de CO₂ em Portugal
Estudo da indústria cimenteira aponta a Bacia Lusitânica como local potencial para armazenamento de carbono. Governo analisa impactos ambientais, legislação e financiamento europeu.
Estudo europeu coloca Portugal entre os países mais expostos aos impactos das alterações climáticas
Estudo europeu aponta áreas da agricultura e incêndios florestais como as que têm risco mais elevado e recomenda à União Europeia investimentos na ordem dos 70 mil milhões de euros por ano, para a adaptação climática, até 2050.
Mistura de sobreiro e pinheiro-manso reduz danos de insetos em florestas mediterrânicas
Um estudo realizado no sul de Portugal revelou que a mistura de espécies arbóreas pode reduzir significativamente os danos causados por insetos herbívoros em florestas mediterrânicas. O trabalho mostrou que o sobreiro apresenta 52% menos herbivoria quando cresce em povoamentos mistos com pinheiro-manso, em comparação com áreas de sobreiro puro.
“Árvore do Ano Portugal 2026” é de Torres Vedras
Cedro da Igreja de Runa vence concurso nacional e representa Portugal na Europa. A árvore, com 75 anos, plantada na década de 1950 na freguesia de Runa, concelho de Torres Vedras, é a grande vencedora da edição de 2026 do concurso Árvore do Ano Portugal, iniciativa integrada na competição europeia European Tree of the Year.
Aposta na floresta nativa é estratégica para a prevenção de incêndios
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) estão a dar os primeiros passos para a criação de um polo de treino em restauro florestal, com o objetivo de alterar o paradigma da prevenção de incêndios em Portugal.
Nova Plataforma PT promove boas práticas florestais
Conheça a nova plataforma MELHOR FLORESTA, que promove as Boas Práticas Florestais em Portugal e partilha conhecimento com os intervenientes da floresta e a sociedade em geral.
PODCAST Entre Pinhas e Conversas: Clima e Solo no Alentejo
Neste novo episódio vamos saber quais os efeitos do solo e do clima no crescimento e na produção de pinha no Alentejo, com a Professora Ana Cristina Gonçalves, da Universidade de Évora.