“Árvore do Ano Portugal 2026” é de Torres Vedras

Cedro da Igreja de Runa vence concurso nacional e representa Portugal na Europa.

A árvore, com 75 anos, plantada na década de 1950 na freguesia de Runa, concelho de Torres Vedras, é a grande vencedora da edição de 2026 do concurso Árvore do Ano Portugal, iniciativa integrada na competição europeia European Tree of the Year, que distingue árvores com histórias marcantes e promove a ligação entre a natureza e as comunidades locais.

 

O Cedro da Igreja de Runa foi a única proposta da região Oeste a chegar à fase final da votação nacional, numa edição que superou o número de candidaturas da passada edição – com um total de 51 árvores concorrentes de todo o país – e teve também uma maior participação do público, em relação ao ano passado, tendo ultrapassado os 18 mil votos.

 

Plantado no início dos anos 1950 pelo Sr. Alfredo, o cedro tornou-se, ao longo das décadas, parte essencial da história e da identidade da aldeia de Runa. Inicialmente frágil e amarelado, foi cuidadosamente protegido pelo seu plantador, conseguindo sobreviver contra todas as expectativas. A árvore testemunhou partidas e regressos, celebrações e silêncios, afirmando-se como ponto de encontro da saudade e dos abraços de gerações de runenses.

 

Segundo a Junta de Freguesia de Runa, promotora da candidatura, o cedro “merece afirmar-se como símbolo da aldeia de Runa e do concelho de Torres Vedras”.

Em segundo lugar na classificação ficou a Árvore da Borracha Australiana, de Ponta Delgada, nos Açores, e em terceiro a Canforeira da ESAC, de Bencanta, em Coimbra.

 

 

Enquanto vencedora nacional, a Árvore de Runa irá agora representar Portugal na fase europeia do concurso, que decorre em fevereiro, competindo com as árvores eleitas nos restantes 15 países participantes.

O concurso Árvore do Ano é dinamizado anualmente desde 2011 pela Environmental Partnership Association (EPA) e tem como missão valorizar as árvores enquanto património natural e cultural da Europa, destacando os serviços de ecossistema que prestam. A competição não distingue a árvore “mais bonita”, mas sim aquela cuja história está mais profundamente enraizada na comunidade onde se encontra e na vida dos seus habitantes.

Em Portugal, o concurso é representado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. Fique a conhecer a competição em detalhe AQUI

 

Informação de Enquadramento

O Concurso Árvore Europeia do Ano realiza-se desde 2011. Trata-se de uma iniciativa que todos os anos consciencializa mais 200 mil pessoas com a natureza, promovendo o cuidado e a preocupação com 16 árvores, a unidade de 16 comunidades locais em torno de uma causa e ainda o orgulho de 16 países na sua herança natural.

Na edição anterior, foram registados 177 486 votos, tendo vencido o Carvalho Fabrykant, eleito pela Polónia. Portugal tem desde 2018 eleito espécies características dos sistemas agroflorestais mediterrânicos que têm ficado entre o 1o (Sobreiro assobiador) e o 6o (Castanheiro de Vales) lugar do concurso europeu. Na última edição foi o Eucalipto de Contige que alcançou o 5o lugar no concurso internacional com 10 281 votos.

 

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias. Acompanha e analisa todos os processos e iniciativas com relevância e interesse para os seus associados, como é o caso das políticas rurais, florestais, ambientais e fiscais. Através da UNAC, as organizações de produtores florestais do espaço mediterrânico definem posições comuns sobre temas estratégicos e transversais, desenvolvendo contributos e participações válidas, construtivas e tecnicamente fundamentadas. Tem uma área territorial de influência de dois milhões de hectares.

www.unac.pt

 

A Associação de Parceria Ambiental (EPA) é uma organização ambiental líder estabelecida há 25 anos na Europa Central e Oriental. Com uma equipa de 80 colaboradores, a EPA atua em 6 países através dos seus membros na Bulgária, República Tcheca, Hungria, Polónia, Romênia e Eslováquia. A EPA possui uma experiência de 25 anos na coordenação de projetos e atividades de transporte orientadas para a mudança de mentalidades das pessoas para proteger e melhorar o meio ambiente.

www.environmentalpartnership.org

 

A Árvore Europeia do Ano é um concurso que destaca a importância das árvores no património natural e cultural da Europa e nos serviços do ecossistema. O concurso não procura apenas a árvore mais bonita esteticamente, mas sim uma árvore com uma história, uma árvore enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia.

www.treeoftheyear.org