ANSUB testa controlo de praga que afeta Pinheiro Manso

As associações de produtores florestais filiadas na UNAC trabalham todo o ano na defesa da floresta, não se limitando apenas à prevenção de incêndios. Focam-se também na mitigação de outros riscos, como as pragas, outra das grandes atuais ameaças a estes ecossistemas.
Este verão, no Parque Clonal de Pinheiro-manso de Alcacer do Sal, a equipa técnica da ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado, esteve a recolher semanalmente dados sobre as capturas da Dioryctria Mendacella, uma praga que poderá comprometer a produção de pinhão. As armadilhas foram instaladas no âmbito do projeto Tec4Green e estão em plena fase de monitorização, tendo os primeiros resultados revelado capturas significativas entre as parcelas, com distintas densidades de armadilhas.
Esta informação será fundamental para definir o método mais eficaz e sustentável de controlo da praga.
A iniciativa representa um passo firme na proteção dos ecossistemas de Pinheiro-manso e na valorização da fileira do pinhão em Portugal.
O Tec4Green é um consórcio de 18 entidades que visa trabalhar a inovação para o setor agroindustrial –  alimentar e florestal – preparando-o para os futuros desafios tecnológicos e ambientais, promovendo a sustentabilidade do setor e minimizando impactos negativos sobre os seus ecossistemas.
Conheça-o em detalhe AQUI