O Governo acaba de colocar em consulta pública a proposta de revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), que decorre até ao próximo dia 9 de outubro. O objetivo é alinhar a estratégia com as metas internacionais mais recentes e reforçar a sua eficácia na resposta à crise da biodiversidade.
A proposta agora em consulta resulta de um processo coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com assistência técnica do CEDRU, e integra os resultados da avaliação intercalar da implementação da estratégia entre 2018 e 2024. A atualização foi orientada por um conjunto de documentos de enquadramento estratégico, técnico e político, bem como por um inquérito interno ao ICNF realizado no início de 2025.
A estrutura da estratégia mantém-se em seis capítulos temáticos, mas a componente estratégica foi reorganizada em quatro eixos: Conservação e Restauro de Ecossistemas, Gestão Integrada e Sustentável do Território, Valorização Económica e Social da Biodiversidade e Governança e Conhecimento.
Entre as principais novidades da proposta de revisão destacam-se:
A proposta de revisão pretende ainda consolidar um modelo de governança multinível, participativa e baseado no conhecimento científico, e garantir a monitorização sistemática da implementação da estratégia até 2030.
Os interessados podem participar nesta consulta AQUI