UNAC participa no Simpósio final do Projeto D4AgEcol

Esta iniciativa, que juntou 12 entidades parceiras de 8 países, teve como objetivo identificar ferramentas e tecnologias digitais adequadas para fortalecer o setor agrícola e impulsionar a agroecologia, partindo da visão do consórcio sobre uma rápida digitalização da agricultura como forma de fortalecer o setor.

O encerramento, que decorreu no âmbito do 18º Congresso da Associação Europeia de Economistas Agrícolas, em Bona, contou também com a presença da coordenação do Programa Horizonte Europa.

Durante o evento foram partilhadas várias conclusões do projeto sobre o potencial da digitalização, como dimensão facilitadora da agroecologia.

Destaque para uma apresentação feita pela oradora convidada,  Dr. Nadja El Benni, do Instituto de Investigação para a Agricultura e Setor Alimentar, Agroscope, baseado na Suiça e para a intervenção do coordenador, Dr. Andreas Meyer-Aurich, do Instituto para a Engenharia Agrícola e Bioeconomia de Leibniz. Este responsável enfatizou o papel dos Laboratórios Vivos (Living Labs) na indução da co-criação e de tecnologias inovadoras entre agricultores e a indústria tendo salientado, no entanto, que os formatos de co-criação são ainda raros e ainda merecem mais atenção futura.

Em jeito de conclusão o consórcio do projeto apresentou um documento final, no qual partilha várias conclusões chave resultantes do trabalho desenvolvido e identifica áreas de ação nas quais, na sua perspetiva, uma aposta na digitalização permitirá apoiar e acelerar o percurso da Europa rumo à agroecologia.

O documento pode ser consultado AQUI