Votação para a Árvore Europeia do Ano 2026 já começou, com novo sistema “Tree Point”

A votação para a 15.ª edição do concurso Árvore Europeia do Ano arrancou já oficialmente, introduzindo uma grande novidade: o novo sistema de pontuação “Tree Point”, criado para garantir maior equilíbrio entre países com diferentes dimensões populacionais. A iniciativa volta a ser lançada este ano pela Environmental Partnership Foundation, em nome da Environmental Partnership Association e com o apoio da European Landowners’ Organisation e do Fundo Estatal Ambiental da República Checa.

A votação decorre online entre 2 e 22 de fevereiro em www.treeoftheyear.org. A partir de 16 de fevereiro a votação passa a ser totalmente secreta e os resultados preliminares serão ocultados, mantendo o vencedor em segredo até à Cerimónia Oficial de Entrega de Prémios.

Novo sistema “Tree Point” garante maior equidade

O “Tree Point” é a grande inovação deste ano. O sistema ajusta o apoio total recebido por cada árvore com base na população do respetivo país, equilibrando assim competição entre concorrentes.

“O novo sistema significa que o apoio total para cada árvore é ajustado proporcionalmente ao tamanho da população do seu país, garantindo uma competição justa entre todos os países, grandes e pequenos”, explica Petr Skřivánek, coordenador do concurso. Outra novidade é que, entre 2 e 15 de fevereiro, as árvores serão apresentadas por ordem de ranking – mas o número de Tree Points só será visível depois de o utilizador votar e aceitar cookies.

12 árvores extraordinárias, 12 histórias únicas

A votação final do concurso agora a decorrer, foi precedida por competições nacionais que tiveram lugar em cada um dos 12 países participantes. Em Portugal a competição é representada pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica e este ano, por cá, a árvore vencedora foi o Cedro da Aldeia de Runa, em Torres Vedras, plantado nos anos 1950 e símbolo da vida comunitária local. A lista completa das 12 árvores a concurso e as suas histórias pode ser consultada no site oficial do concurso.

Cerimónia de Entrega de Prémios no Parlamento Europeu

A cerimónia da 15.ª edição está marcada para o próximo dia 24 de março, no Parlamento Europeu, sob o patrocínio dos eurodeputados Michal Wiezik, Luděk Niedermayer e Danuše Nerudová para quem: “Após 15 anos, o concurso Árvore Europeia do Ano está profundamente enraizado. Dá voz aos heróis silenciosos das nossas comunidades – as árvores – e cumpre uma missão democrática e educativa”.

Participe e vote já hoje AQUI